sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Congresso UBES - UNEFORT

Olá alunos!

No dia 21 de dezembro foi realizado mais um congresso da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) juntamente com a UNEFORT (União dos Estudantes de Fortaleza) no CUCA da Barra do Ceará. Esses congressos têm como objetivo discutir e abordar temas como cultura, transporte e tudo que diz respeito ao estudante. Nesse congresso foram discutidos temas como o Pré-Sal, a luta contra os monopólios na frente cultural e outros.

Os alunos do grêmio Gabriel Pontes (Presidente), Franciele Baldo (Dir. Meio Ambiente), Bruno de Araújo (Dir. de Esportes), Juliane (Tesoureira) e os alunos do terceiro ano Marcos Aurélio e Camila dos Santos foram representar a escola.


Os alunos chegaram lá aproximadamente as 09h30min da manhã onde foram recepcionados muito bem por aqueles que vieram até nossa escola nos fazer o convite. Logo após um breve café da manha, foram direcionados a quadra poliesportiva do CUCA onde se deram inicio as atividades do congresso. Após a abertura foram divididas as turmas em pequenos grupos para discutir sobre temas como cultura, transporte, assuntos atuais e etc.

Assim foi feito durante todo o dia e a tarde. O congresso terminou às 18h e todos os alunos saíram com a sensação inquestionável de ter tido um dia diferente de aprendizagem, de ter conhecido pessoas diferentes, de ter representado a escola e de ter participado dos primeiros passos da mudança na educação e no Brasil.


Nota do Redator:

Eventos como esses são notáveis, mostra que hoje em dia os estudantes (mesmo que sendo poucos) ainda lutam pelos seus direitos (como era feito na época da ditadura, por exemplo) e tomam a frente da política sabendo que separados somos fortes, mas juntos somos invencíveis.

Por sermos livres, termos liberdade de expressão e liberdade de imprensa muitos se acomodaram e esqueceram que a um tempinho atrás quando nada disso existia, estudantes pintavam suas caras e iam as ruas tomar balas de borracha no corpo para modificar uma nação.

Infelizmente, como quase tudo hoje em dia, vemos ainda um pouco de sonhos utópicos (Opinião do Redator) com coros rimados que diziam “Abaixe o imperialismo e viva o socialismo” ou “Se cuida! Se cuida! Se cuida imperialista! A América Latina vai ser toda Socialista!”. Mas no tudo, sem protesto não há progresso, como diziam os revolucionários e se essa força de igualdade move os bravos corações que dedicam seu tempo aos estudantes, “Se não é contra mim é por mim!”


Gabriel Pontes - Presidente do Gremio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário